Campanha deve vacinar cerca de 60 mil pessoas

Secretaria Municipal de Saúde deverá fazer reunião esta semana para definir como serão atividades em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A campanha nacional de vacinação contra a influenza deste ano deve começar no dia 27 de abril em todo o estado do Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo, segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, devem ser vacinadas cerca de 60 mil pessoas, número semelhante ao ano passado. Para definir as ações da campanha no município, deverá ser realizada uma reunião esta semana, quando a equipe responsável obtiver as informações vindas da esfera estadual da Saúde. Além dos locais de vacinação, devem ser definidas as estratégias para atingir a cobertura de 80% dos públicos prioritários. Dentre elas, o programa de vacinação em casa que possibilita que as pessoas acamadas ou impossibilitadas de se locomover possam ser vacinadas em suas residências.

A meta é vacinar 80% de cada um dos grupos prioritários, que são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; povos indígenas; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Campanha é antecipada no RS

Na semana passada o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, anunciou que a campanha de vacinação no RS terá início no dia 27 de abril, uma semana antes da data definida pelo Ministério da Saúde em nível nacional, que é em 4 de maio. A justificativa da antecipação, avalizada pelas entidades médicas, é proteger as pessoas que integram os grupos prioritários dos efeitos do frio. A campanha tem como objetivos reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza.

Este ano, o RS receberá um total de 3,5 milhões de doses. A 17ª edição da campanha será realizada até o dia 22 de maio, sendo que o dia de mobilização nacional está marcado para 9 de maio.

Gostou? Compartilhe