Produtores de tabaco debatem melhorias de produção

Na ocasião, foi elaborado o calendário sazonal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chamada pública da diversificação do tabaco foi tema de reunião no escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Restinga Sêca nessa semana. O encontro foi na comunidade de Barro Vermelho e foram debatidas as formas de melhoria para a comunidade e alternativas de produção além do tabaco, através do diálogo em conjunto com os produtores rurais. A reunião contou com a presença de 19 integrantes da comunidade.  

Com a orientação de técnicos da Emater/RS-Ascar, o grupo efetuou um DRP (Diagnóstico Rápido Participativo), em que é possível aferir quais são as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da comunidade. "Tais ferramentas nos auxiliam a ver, juntamente com o grupo, como está a situação da comunidade. Após isso poderemos planejar a época ideal para buscar a diversificação do que é produzido aqui", explicou o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Restinga Sêca, Guilherme Godoy.

Também foi elaborado o calendário sazonal, colocando em um painel as principais culturas produzidas pela comunidade e as suas respectivas datas de plantação e colheita. Na segunda etapa do encontro, orientados pela equipe da Emater/RS-Ascar, foi concluído que, entre as fortalezas da comunidade, estão a terra fértil, estradas de acesso em boas condições e a boa convivência entre os integrantes, bem como foram citadas algumas oportunidades de melhoria, tais como a realização de cursos de qualificação, melhor uso da água da chuva e um maior aproveitamento do salão comunitário.

O grupo definiu que na área da produção vai trabalhar o escoamento e a diversificação da produção, já na área social será providenciado um programa de ginástica e outras atividades voltadas ao lazer. A reunião teve uma avaliação positiva, "este tempo foi muito proveitoso porque serviu para a gente ver o que é possível diversificar na nossa cultura", afirmou a produtora rural Franciele Caroline.

Gostou? Compartilhe