Detran/RS reabre credenciamento para empresas de desmanches

Por
· 1 min de leitura
Empresas já cadastradas poderão funcionar por um ano como registradas operacionaisEmpresas já cadastradas poderão funcionar por um ano como registradas operacionais
Empresas já cadastradas poderão funcionar por um ano como registradas operacionais
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para adaptar a Lei Federal nº 12.997/2014, que regulamenta a atividade de desmanche de peças de veículos no Brasil, o Detran/RS reabriu o credenciamento para as empresas que atuam com desmanches de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas no Estado. A Portaria nº 184/2015 foi publicada nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial do Estado e traz as regras para o credenciamento, em conformidade tanto com a legislação federal, como com a estadual, já vigente desde 2007 no Rio Grande do Sul.

A Direção do Detran/RS falou, na última semana, aos 317 empresários que estão em processo de credenciamento ao Detran/RS desde 2011, quando a Lei Estadual nº 12.745/2007 começou a ser implantada no RS. A reunião do Sindicato dos Centros de Desmanches de Veículos (SindCDV) ocorreu na Câmara Municipal em Cachoeirinha.

A lei federal dos desmanches entra em vigor no dia 20 de maio e estabelece 90 dias para o credenciamento das empresas. Pela portaria do Detran/RS, as empresas já cadastradas poderão funcionar por um ano como registradas operacionais. A Portaria nº 185/2015, também publicada nesta segunda, autoriza o funcionamento das empresas nessa situação e dá prazo até 19 de maio de 2016 para atendimento a todas as exigências da portaria de credenciamento (184/2015). "Essas empresas, que desde o início acreditaram no projeto, já estão no meio do caminho para a regularização", explicou o chefe da Divisão de Desmanches, Gerson Drevnovicz.

Na reunião, o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Szinvelski, ressaltou que a lei dos desmanches é um importante passo contra o roubo de veículos, e combate os índices de violência que são resultado desse tipo de crime. "Os órgãos do Estado estão comprometidos na regularização dos CDVs e na concretização do Sistema Estadual de Desmanches. A Portaria Intersecretarial nº 001/2015, envolve as secretarias de Modernização Administrativa e de Segurança Pública, Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e IGP na rotina de fiscalização dos desmanches. A fiscalização será efetiva e quem não se regularizar, ficará impedido de atuar nessa atividade", afirmou.

Gostou? Compartilhe