O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) finaliza, nesta quarta-feira (13), o processo licitatório para a reposição de lombadas eletrônicas em rodovias estaduais. Os equipamentos foram divididos em quatro lotes, via Pregão Eletrônico, e depois de instalados, farão o monitoramento de 110 faixas. Ainda há um quinto lote que foi suspenso temporariamente para análise, já que a maioria dos equipamentos está na BR-470, federalizada em março deste ano.
A empresa Splice Indústria, Comércio e Serviços foi a vencedora dos quatro pregões realizados entre os dias 4 e 8 deste mês. A habilitação da empresa seguiu o critério de menor valor ofertado. O próximo passo será a homologação do processo, que deve levar aproximadamente 10 dias. Depois disso, serão necessários mais 20 dias para que o Daer providencie a contratação da vencedora. Após a assinatura dos contratos, a Splice tem até 60 dias para instalar os equipamentos, que deverão ser certificados junto ao Inmetro antes de entrar em operação. A previsão é que todos os equipamentos comecem a funcionar no início do segundo semestre.
Economia
Em todos os processos licitatórios, as empresas vencedoras ofereceram valores em torno de 20% menores em comparação ao preço inicial proposto pelo Daer. Com isso, a autarquia, que contava com aproximadamente R$ 5 milhões para o custeio dos contratos, pagará pouco mais de R$ 3,8 milhões para a reinstalação das lombadas eletrônicas - gerando uma economia de 22%.
No total, 128 faixas serão monitoradas depois da assinatura dos contratos. O primeiro lote foi licitado em dezembro do ano passado, através de Tomada de Preços e, no momento, aguarda a contratação da empresa Kopp & CIA Ltda. - que venceu o certame. O processo prevê a substituição dos controladores de velocidade nas seguintes rodovias estaduais, com um acréscimo de 10 novos pontos (em negrito). Confira:
Tomada de Preços 093/2014 (18 faixas monitoradas em duas rodovias), concluído no final do ano.
ERS-155 (Ijuí): 2 faixas
ERS-239 (Novo Hamburgo): 4 faixas
ESR-239 (Sapiranga): 8 faixas
ERS-239 (Taquara): 4 faixas
PE 045/2015 (29 faixas monitoradas em oito rodovias)
- ERS-129 (Encantado): 2 faixas
- ERS-155 (Ijuí): 3 faixas
- ERS-324 (Passo Fundo): 2 faixas
- ERS-344 (Entre-Ijuís): 4 faixas
- ERS-401 (São Jerônimo): 2 faixas
- ERS-401 (Charqueadas): 2 faixas
- ERS-509 (Santa Maria): 8 faixas
- RSC-287 (Novo Cabrais): 2 faixas
- RSC-287 (Paraíso do Sul): 2 faixas
- RSC-453 (Estrela): 2 faixas
PE 046/2015 (38 faixas monitoradas em 4 rodovias)
- ERS-030 (Glorinha): 2 faixas
- ERS-030 (Osório): 2 faixas
- ERS-030 (Tramandaí): 4 faixas
- ERS-115 (Igrejinha): 2 faixas
- ERS-235 (Nova Petrópolis): 4 faixas
- ERS-235 (Gramado): 8 faixas
- ERS-240 (São Leopoldo): 8 faixas
- ERS-240 (Portão): 8 faixas
PE 047/2015 (20 faixas monitoradas em 6 rodovias)
- ERS-240 (Capela de Santana): 2 faixas
- ERS-324 (Nova Bassano): 2 faixas
- ERS-324 (Nova Araçá): 4 faixas
- ERS-324 (Vila Maria): 4 faixas
- ERS-438 (Paraí): 2 faixas
- ERS-486 (Itati): 2 faixas
- RSC-287 (Montenegro): 4 faixas
PE 049/2015 (23 faixas monitoradas em 6 rodovias)
- ERS-115 (Três Coroas): 2 faixas
- ERS-124 (Montenegro): 2 faixas
- ERS-126 (Sananduva): 1 faixa
- ERS-324 (Passo Fundo): 2 faixas
- ERS-452 (Vale Real): 2 faixas
- RSC-453 (Venâncio Aires): 4 faixas
- RSC-453 (Farroupilha): 10 faixas