Com tudo para ser mais uma safra recorde, foi encerrada oficialmente nessa sexta-feira em Não-Me-Toque a colheita nacional da soja 2015. A estimativa da Emater é que a produção desse ano ultrapasse os 15 milhões de toneladas. Para coroar o momento, um debate na sede das Sementes Ross reuniu o secretário de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, engenheiros agrônomos e produtores que avaliaram o bom momento da produção e discutiram os caminhos tanto para comercialização, que inicia agora, quanto em relação às culturas de inverno. “A boa safra se dá tanto por condições climáticas favoráveis quanto pelo investimento dos agricultores em tecnologia. Nós procuramos trabalhar com o setor produtivo para estarmos conectados cada vez mais e assim seguirmos alcançando resultados positivos, destacou o secretário.
Ernani Polo destacou também a importância do manejo com o solo para conseguir resultados ainda melhores nos próximos anos. “O Paraná tem área e clima parecidos com os nossos, além de um investimento em tecnologia que também é semelhante com o praticado aqui e, mesmo assim, esse ano deve colher dois milhões de toneladas a mais do que o Rio Grande do Sul. E isso é resultado de 30 anos de cuidado com o solo”, diz o secretário.
Atualmente a Secretaria de Agricultura e Pecuária trabalha na elaboração de um programa de águas, solos e microbacias hidrográficas justamente prevendo o manejo adequado com o solo, visando tanto e melhora na produção quanto a conservação do meio ambiente. Durante o evento o público teve também a oportunidade de debater o assunto fazendo questionamentos e observações aos palestrantes.