A Federação das Associações de Municípios do RS fará assembleiaamanhã, 21, para escolha da nova diretoria da entidade. O presidente para o biênio 2015-2016 será o prefeito de Candiota, Carlos Folador, indicado pelo PT no rodízio de legendas na direção da entidade. No final da tarde de ontem (19) era esperada a inscrição da chapa, que terá ainda três vice-presidentes, dois secretários e mesmo número de tesoureiros, dos partidos que mais elegeram prefeitos na última eleição no RS – além do PT, PDT, PP, PMDB, PTB, PSDB, PSB e DEM vão compor a diretoria. Em 2016 será a vez do PDT indicar presidente.
Os novos nomes da próxima gestão serão submetidos a assembleia na qual estarão prefeitos de 27 associações regionais. A posse está marcada para o dia 2, durante o 35o Congresso de Municípios do RS.
Ainda na assembleia os prefeitos vão ouvir o balanço da gestão do atual presidente, Seger Menegaz. Ele vai anunciar uma economia de R$ 1 milhão para a entidade ao longo de um ano.
Também nesta quinta-feira os prefeitos definirão a pauta a ser levada à Marcha a Brasília, que ocorre nos dias 25 a 28. Entre as reivindicações dos prefeitos estarão o aumento de repasses do governo federal às prefeituras para funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a regularização de repasses para creches e ainda a distribuição dos royalties do petróleo, que aguarda julgamento de ação no Supremo Tribunal Federal, segundo a Famurs, depois de contestação do Rio de Janeiro.