Gripe: Primeira morte é registrada no Estado

Vítima foi uma idosa de 85 anos do município de Canoas

Por
· 1 min de leitura
Uma das principais ações para combater a gripe é a vacinaçãoUma das principais ações para combater a gripe é a vacinação
Uma das principais ações para combater a gripe é a vacinação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na quarta-feira (26) a primeira morte por Gripe A de uma idosa de 85 anos. A vítima estava internada devido a uma doença crônica desde o início do mês em um hospital de Canoas e morreu na semana passada. O vírus diagnosticado foi o H3N2. Até o momento, o Rio Grande do Sul registra nove casos de Gripe A: dois em Canoas, um em esteio, um em Guaíba, três em Porto Alegre, um em Santa Cruz do Sul e um em Torres. Do total, sete casos são do vírus H3N2 e três do Influenza B. Em 2014, o RS registrou 189 casos confirmados, dos quais 25 vieram a óbito. Em relação ao ano anterior, houve uma queda de 66% nos casos e óbitos – já que, em 2013, foram 563 casos, com 73 mortes.

Na semana passada, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 05 de junho. A meta no Estado é imunizar 3,5 milhões de pessoas, integrantes dos grupos prioritários formados por idosos a partir de 60 anos,trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; indígenas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B) e a definição da população-alvo leva em conta os grupos que têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da doença. Estudos demonstram que a imunização contra o vírus pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações e, em até 75% a mortalidade global.

Medidas de proteção

- Higienizar as mãos com frequência;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;

- Evitar visitas a hospitais;

- Ventilar os ambientes.

 

 

Gostou? Compartilhe