O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai financiar novos projetos que beneficiam diretamente a cadeia produtiva do leite, com o valor total de R$ 89,3 milhões. A celebração dos contratos com as cooperativas contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, em cerimônia nesta segunda-feira (29), no Palácio Piratini.
"Esses investimentos representam o esforço do governo no sentido de impulsionar o agronegócio e sua competitividade. Queremos dar ânimo aos projetos das cooperativas e criar um ambiente propício para o desenvolvimento. Sabemos que mais de 125 mil famílias gaúchas tiram seu sustento da bacia leiteira. Não serão casos isolados que vão manchar a imagem desta cadeia produtiva, forte e reconhecida", destaca o governador.
As cooperativas contempladas - Santa Clara, CCGL e Languiru - vão gerar 246 novos postos de trabalho diretos e centenas de outros indiretos em toda a cadeia produtiva. Além disso, segundo Odacir Klein, a projeção é de que haja um acréscimo de R$ 22,5 milhões de ICMS para o Rio Grande do Sul.