Estado lança Plano Safra Gaúcho

O Plano foi construído de modo integrado entre as secretarias e o sistema financeiro.

Por
· 1 min de leitura
Plano foi lançado no Palácio PiratiniPlano foi lançado no Palácio Piratini
Plano foi lançado no Palácio Piratini
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Plano Safra Gaúcho 2015/2016, terá um montante de R$ 2,8 bilhões do sistema financeiro do Estado – Banrisul, Badesul e BRDE –, destinados a custeio, investimento e comercialização. O plano foi lançado na tarde desta quinta-feira, no Palácio Piratini e contou com a presença do governador José Ivo Sartori, de secretários de Estado e de dirigentes de inúmeras instituições, além de agricultores.

O Plano foi construído de modo integrado entre as secretarias e o sistema financeiro. “Temos que estar lado a lado de quem trabalha na lavoura de sol a sol”, disse o governador José Ivo Sartori, ao lembrar que o Estado, mesmo em meio a uma crise financeira, tem que apostar na agricultura.
 
Além do incremento à produtividade, o Plano busca estimular a segurança da produção, por meio do incentivo à irrigação, e a ampliação da armazenagem, permitindo ao produtor fazer a estocagem e negociar no momento mais adequado. O apoio à agroindústria familiar, o incentivo à aquisição de máquinas e equipamentos e a recuperação de solos são ações consideradas estratégicas dentro do Plano.
 
“Todo o esforço empregado pelo governo para auxiliar o agricultor a ter mais produtividade é importante e irá ajudar no desenvolvimento e na manutenção do homem no campo. A Emater colaborou principalmente com a identificação das demandas”, avaliou o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn.
 
Os produtores podem acessar ao Plano Safra Gaúcho por intermédio do Sistema Financeiro do Estado com o apoio da Emater/rS-Ascar junto aos seus 494 escritórios municipais, além do acesso através do Irga, das secretarias do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e da Agricultura e Pecuária e das Inspetorias Veterinárias em todo o RS.



Gostou? Compartilhe