Uma equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluiu, nesta sexta-feira (17), uma semana de visita técnica ao Rio Grande do Sul. O grupo, liderado pela gerente do projeto, Ana Cotovio, teve reunião pela manhã com o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, para avaliação da visita e discussão de pontos do contrato do Estado com o Banco.
Acompanhados por técnicos da Secretaria do Planejamento (Seplan) e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os especialistas do BNDES estiveram nos distritos industriais de Cruzeiro do Sul e Tapejara, no presídio de Venâncio Aires, Parque Tecnológico da UPF e nos acessos municipais de Sério, Tapejara, Muliterno e Santo Antônio do Palma. As obras nesses locais estão sendo executadas com recursos do Proredes BNDES - operação de crédito que tem valor total de R$ 1,2 bilhão. "Ficamos com uma boa impressão. Os técnicos estavam cientes dos projetos e ofereceram as informações de que o Banco necessitava", afirmou Ana Cotovio.
As intervenções visitadas foram escolhidas pelo BNDES, priorizando os projetos que estão próximos da conclusão. O presídio está em operação, e as empresas estão se instalando nos distritos industriais. Os técnicos também analisaram notas fiscais, notas de liquidação, impostos retidos e comprovantes de pagamento de processos previamente selecionados.
O contrato do Estado com o Banco, assinado em 25 de abril de 2012, é de quatro anos. Quase metade dos recursos é destinada à pavimentação de acessos municipais. O Estado já recebeu 76% dos recursos previstos. A liberação de novos valores depende da comprovação da execução dos projetos.