O governo do Estado, por meio da Defesa Civil, segue com 12 equipes atendendo às 63 cidades atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias, levando auxílio a mais de 50 mil pessoas, das quais 2 mil estão em abrigos. O Estado deve solicitar ao governo federal a antecipação do percentual da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) do mês de agosto, para utilização dos recursos em restaurações em estradas. Será solicitada agilidade também, junto ao Ministério das Cidades, da liberação de R$ 228 milhões para obras de contenção do Arroio Feijó, em fase de contratação com a União.
Estas foram algumas das ações definidas na primeira reunião do Gabinete de Emergência, coordenado pelo vice-governador José Paulo Cairoli, no final da manhã desta terça-feira (21), no Centro Administrativo do Estado. O gabinete foi instituído por decreto assinado pelo governador José Ivo Sartori nessa segunda-feira (20).
Ficou definido, ainda, que o ginásio do Vida Centro Humanístico, na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, em Porto Alegre, será utilizado para receber doações de roupas, mantimentos e posterior triagem e envio para os municípios. Equipes buscarão restabelecer fornecimento de água e luz. Também serão montados grupos para receber ajuda humanitária (cestas básicas e colchões) do governo federal, que chegará na próxima sexta-feira (24) e deverá ser repassada às cidades atingidas pelas enchentes.
No final da tarde desta terça-feira, o vice-governador José Paulo Cairoli se reúne com integrantes da Defesa Civil do Estado, prefeitos e representantes de Esteio, Canoas e Alvorada.
Gabinete de Emergência define ações
· 1 min de leitura