O governador José Ivo Sartori e o secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, reuniram-se em Brasília, na manhã desta quinta-feira (30), com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, para apresentar nova versão do estudo técnico que embasa a necessidade de inclusão de outros trechos de rodovias federais que têm ligação estratégica com Santa Catarina, formando corredores rodoviários até o Porto de Rio Grande.
Pelos estudos também seriam incluídas estradas estaduais. “A reunião foi muito positiva. Temos interesse que as concessões federais sejam conectadas com as rodovias estaduais e se possibilite a ligação com Santa Catarina, além de várias ligações com o Porto de Rio Grande”, explicou Sartori, ao final do encontro.
Westphalen destacou a receptividade do ministro Nelson Barbosa à proposta do Estado e disse que o grupo técnico formado por representantes da secretaria dos Transportes, dos ministérios do Planejamento e dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) terá novo encontro na próxima semana para avançar nos estudos da ampliação dos trechos a serem concedidos. “O ministro entendeu a importância da ampliação das concessões e principalmente a importância da ligação estratégica com Santa Catarina, onde temos rodovias duplicadas”, disse.
Entre os novos trechos que o Estado gostaria que fossem leiloados estão a BR-386 (de Carazinho a Iraí), a BR-290 (de Eldorado do Sul a Cachoeira do Sul) e a ERS-122 (de Vacaria a Portão), além da obra de extensão da BR-448 (Rodovia do Parque até Portão). A proposta original do Programa de Investimento em Logística (PIL) prevê investimentos de aproximadamente R$ 3,4 bilhões por meio de concessões, englobando BR-386 de Canoas até Carazinho, BR-101 (entre Osório e Torres), BR-116 (entre Porto Alegre e Camaquã) e BR-290 (no trecho que já concedido da freeway, cujo prazo se encerra em 2017).
Governo apresenta estudo de concessões de rodovias a ministro do Planejamento
· 1 min de leitura