O governador José Ivo Sartori anunciou, nesta quinta-feira (13), a liberação de R$ 8 milhões para demandas eleitas no processo da Consulta Popular 2015. Os recursos serão aplicados em projetos de agricultura familiar e cooperativismo. Neste ano, o Estado já liberou um total de R$ 47 milhões para execução das prioridades apontadas pela população, aplicados em diferentes áreas em mais de 300 municípios.
"Temos que ser realistas e trabalhar com responsabilidade. O que podemos fazer com os recursos que temos o governo realiza com gosto e foco. Preocupo-me com o passivo que vai sendo gerado no processo cada vez que diminui nosso fluxo de caixa para cumprir compromissos", disse o governador, referindo-se às dificuldades financeiras do Estado. Sartori agradeceu a contribuição dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para esclarecer a população sobre a realidade do orçamento estadual.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, a Pasta regionalizou os programas e contemplou os projetos prioritários indicados na Consulta Popular de 2014 e 2015. Os que estão em execução contam também com recursos do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Estado do RS (Proredes) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). "Vamos apoiar o desenvolvimento da produção e agregar valor às atividades das pequenas propriedades rurais", frisou Minetto.
Consulta 2016
De acordo com o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, a parceria entre Estado e Coredes é estratégica para a realização da Consulta Popular 2016. O processo ocorre na próxima quarta-feira (19), quando a população escolherá as prioridades de cada região.
"É um trabalho fundamental para planejarmos a aplicação de recursos nas áreas que as comunidades decidirem", reforçou. O processo é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan).
O cidadão poderá votar em uma demanda na área de saúde, uma na educação e duas nos setores de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia, agricultura e pecuária, e desenvolvimento rural e cooperativismo. A votação será feita em urnas presenciais instaladas em todos os municípios do Estado ou pelo site www.consultapopular.rs.gov.br.