Expointer será um marco, diz Sartori

Uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro iniciou neste sábado, em Esteio

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 38ª Expointer começou na manhã deste sábado (29), com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, que abriram oficialmente o evento, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expointer prossegue até o dia 6 de setembro, tendo como tema "Com o campo, todo o Estado cresce".

"Este, sem dúvida, é o maior evento do agronegócio da América Latina, destacou o governador. E, segundo ele, a 38ª Expointer será um marco. "Aqui fizemos a primeira parceria público-privada do nosso governo, com a empresa Bologhesi, o que fará com que o Parque Assis Brasil fique ainda melhor do que já está, com hotel e várias outras melhorias, que permitirão sua utilização permanente", destacou.

O governador afirmou ter certeza de que a 38ª Expointer será um dos grandes momentos do empreendorismo e também de congregação da população gaúcha. "A Expointer é um momento muito bonito da vida do Rio Grande do Sul. Até o tempo colaborou com este evento tão tradicional e especial para nosso povo", disse Sartori, ao percorrer diversos estandes do Parque Assis Brasil, onde conversou e tirou fotos com dezenas de pessoas, e não se recusou a responder às perguntas relacionadas à situação financeira do Estado. "Sei das dificuldades que todos estão passando, mas vamos enfrentar os problemas olhando sempre para a frente."

Ainda conforme o chefe do Executivo, a Expointer é um exemplo de que "quando cada um faz sua parte, há solidariedade e todos colaboram, o resultado é um evento de sucesso e que muito diz do empreendorismo do nosso Estado". "O agronegócio é um dos setores que mais contribui com a economia e o PIB do Rio Grande do Sul", completou, sem deixar de lembrar a importância da agricultura familiar. No espaço da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Sartori foi recebido pelo presidente da entidade, Carlos Joel da Silva, pelo tesoureiro-geral, Sérgio de Miranda, e pela secretária-geral, Elisete Kronbauer Hintz.

Acompanhando o governador, o secretário da Agricultura, Ernani Polo, enfatizou que a Expointer demonstra o potencial do Estado e evidencia a importância do setor agropecuário como impulsionador da economia no Estado. "Sem dúvida, a exposição mostra o que de melhor produzimos para o Rio Grande do Sul e todo o país.” O secretário ressaltou a importância do setor de máquinas e implementos agrícolas, que, segundo ele, deve no mínimo repetir o desempenho do ano passado, quando o valor de negócios realizados chegou a R$ 2,7 bilhões. Polo acrescentou que os produtores tem à disposição linhas de crédito dos bancos instalados no Parque, o que facilita as negociações.

Gostou? Compartilhe