Além do foco inicial de Rolante (com 01 equino positivo), foram identificados, recentemente, mais 04 focos de mormo no Estado do Rio Grande do Sul, envolvendo 08 equinos com diagnóstico positivo no teste de maleína, reconhecido como diagnóstico conclusivo e definitivo para esta enfermidade, conforme relação abaixo:
- Uruguaiana: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício está sendo agendado. Propriedade está interditada e em saneamento.
- Alegrete: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício está sendo agendado. Propriedade está interditada e em saneamento.
- Santo Antônio das Missões: 01 foco com 05 equinos positivos. Todos foram sacrificados no dia 24. Propriedade está interditada e em saneamento.
- São Jorge: 01 foco com 01 equino positivo. Animal está isolado e sacrifício realizado dia 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
Os animais estão isolados e vão ser sacrificados. O mormo é uma doença infecto-contagiosa que acomete cavalos, mas também pode ser contraída pelo homem. Nos cavalos, os sintomas apresentados são febre, problemas pulmonares, nódulos no couro e secreção nasal. A gravidade da enfermidade se dá por vários motivos: o primeiro é que não há vacina para combatê-la. Uma vez diagnosticado, a única saída é o sacrifício do cavalo. Além disso, se transmitida para o ser humano, também não há cura, em 100% dos casos leva a morte.