Chuva deve voltar hoje

O restante da semana será de instabilidade na região. Há risco de temporais em todo o Rio Grande do Sul

Por
· 1 min de leitura
A possibilidade de queda de granizo não foi descartadaA possibilidade de queda de granizo não foi descartada
A possibilidade de queda de granizo não foi descartada
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Sol não deve dar as caras no restante da semana. A previsão para a região é de chuvas até o domingo, com risco de temporais principalmente entre quinta e sexta-feira. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio, o dia de hoje será mais abafado do que os dois primeiros dias da semana. “O calor se deve a uma entrada de instabilidade, com nuvens carregadas em toda a nossa região, provocando pancadas de chuva, pois vezes forte, com trovoadas e rajadas de vento de 60 km/hora a 90 km/hora”, explica. Além disso, não é descartada a possibilidade de queda de granizo em pontos isolados e o risco de temporais localizados em todo o Rio Grande do Sul, a partir de hoje. “Essas condições vão permanecer durante o restante da semana, com mais intensidade na quinta-feira e na sexta-feira. Inclusive com um acumulado de chuva significativo”. Na previsão estendida, a instabilidade deve permanecer até domingo. “Chove até domingo. Ainda não temos a previsão para segunda-feira, que é feriado”. Foram registrados 20 mm de chuva até o momento, sendo que a média normal para o mês é de 154 mm. Se a chuva que está prevista se confirmar pode já ficar próximo à média para outubro.

Temperaturas
As temperaturas devem baixar no decorrer da semana. Hoje, a mínima fica em 16ºC e a máxima em 30ºC. Na quinta-feira a temperatura deve variar entre 16ºC e 24ºC, com declínio à noite. Já na sexta-feira a mínima fica em 14ºC e a máxima em 24ºC e no sábado a variação fica entre 12ºC e 21ºC.

Alerta
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para a previsão de chuvas intensas, com possibilidade de queda de granizo, na maior parte do estado. Conforme aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe o risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e queda de granizo. Conforme informações de demais institutos e centros de meteorologia, poderá chover até 90 milímetros nesta quarta-feira (7) em algumas áreas do Rio Grande do Sul. A previsão também indica chuvas intensas e eventos adversos até pelo menos sexta-feira (9) no estado. A Defesa Civil já prepara suas equipes regionais, que trabalham no suporte aos municípios gaúchos. Situações de risco ou problemas causados por desastres naturais podem ser informados pelo telefone de emergência 199. O fenômeno El Niño continua atuando na região, um dos motivos de incidência de chuvas acima da média nos próximos três meses do ano. “Pelo menos até o dia 22 de dezembro, quando inicia o verão”, explica Sampaio.

 

Gostou? Compartilhe