Cerca de 30 mil veículos foram fiscalizados da zero hora de sexta-feira (9) até a meia noite de segunda (12), na Operação Viagem Segura de Nossa Senhora Aparecida. As polícias registraram 4,3 mil infrações e recolheram 680 veículos irregulares nos quatro dias da Operação. A tendência de redução do número de motoristas flagrados em estado de embriaguês se manteve em relação aos registros dos últimos feriados. Foram 1.266 testes e 99 flagrantes de embriaguez. Em 2012, primeira edição da Viagem Segura no feriado de Nossa Senhora Aparecida, foram 688 testes e 270 flagrantes de embriaguez.
O número de acidentes também foi menor que nos anos anteriores, muito provavelmente devido às chuvas. Foram 511 acidentes no total, sendo 192 com lesões e oito com vítimas fatais. Os acidentes deixaram nove mortos e 291 feridos nos quatro dias da operação. No ano passado, em três dias, foram 583 acidentes, sendo 263 com lesões e 12 com vítimas fatais, totalizando 13 mortes e 337 feridos.
Megablitz no Palácio da Polícia
Na sexta-feira (9), paralelamente à Operação Viagem Segura nas rodovias e vias municipais, Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e EPTC promoveram operação conjunta próximo ao Palácio da Polícia, em Porto Alegre. A blitz educativa e de fiscalização começou às 14h e se estendeu até a madrugada de sábado (10), com a participação da Balada Segura. Foram 171 veículos abordados em cerca de 12 horas. Os agentes das instituições parceiras registraram 68 autuações, recolheram 19 veículos e sete CNHs irregulares. Todos os motoristas abordados foram solicitados a fazer o teste do etilômetro. Somente três condutores foram autuados por resultado positivo. Outros três recusaram-se e sofrerão a mesma penalidade administrativa.