A partir desta segunda-feira (19), o benefício Bolsa Família será depositado para as 48.127 famílias atendidas pelo programa nas 26 cidades incluídas no decreto de emergência em razão dos prejuízos causados pelas cheias.
A Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) confirmou a liberação do pagamento do benefício Bolsa Família pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O valor total repassado pelo Ministério é de R$ 7.212.755,00.
O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, informa que, em novembro, o valor será depositado integralmente no dia 17. Ele acrescenta que as equipes do Departamento de Assistência Social (DAS) seguem à disposição dos municípios mais atingidos. “Nossas equipes estão atuando junto às prefeituras para garantir que os programas sociais sejam utilizados no amparo aos prejudicados pelas chuvas”, afirma.
As equipes técnicas estão orientando as cidades sobre como proceder no enfrentamento das situações de emergência. O contato pode ser feito através do telefone (51) 3288-6400.
Os 26 municípios incluídos no decreto de emergência são: Alegrete, Alvorada, Agudo, Candiota, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Itaara, Joia, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Mata, Miraguai, Montenegro, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Rosário do Sul, Santa Maria, Santiago, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, São Gabriel e Silveira Martins.