Acordo de gestão assegura operação no aeroporto de Passo Fundo

Documento prevê o apoio municipal em parte do custeio da atividade do aeroporto e a garantia do efetivo do Corpo de Bombeiros, exigido para o seu funcionamento.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a presença do governador José Ivo Sartori, foi oficializado na manhã desta sexta-feira (23), em Passo Fundo, o acordo de gestão entre o Estado e a prefeitura do município para assegurar a operação plena do Aeroporto Lauro Kortz. O documento, assinado pelo secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, prevê o apoio municipal em parte do custeio da atividade do aeroporto e a garantia do efetivo do Corpo de Bombeiros, exigido para o seu funcionamento.

Sartori anunciou que nesta segunda-feira (26), às 15h30, no Palácio Piratini, ocorre lançamento do Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional, junto com o Secretaria Nacional de Aviação Civil. "Temos compromisso com o desenvolvimento regional e acreditamos no potencial de cada município. É possível vencer as dificuldades com parcerias e estamos dispostos a trabalhar integradamente."

De acordo com Westphalen, o aeroporto de Passo Fundo teve um acréscimo de demanda de 53 mil para 166 mil passageiros/ano no último triênio, o que comprova sua importância para o desenvolvimento, da economia e para o turismo na Região Norte do estado. “Nesta semana uma antiga reivindicação da comunidade foi atendida. Instalamos um novo equipamento de Raio X, adquirido por meio do Departamento Aeroportuário da Secretaria dos Transportes. O investimento foi de R$ 100 mil, com manutenção garantida”, informou o secretário.

Para o prefeito de Passo Fundo, a presença do Corpo de Bombeiros é um dos pontos mais importantes. "O aeroporto teve a confirmação da elevação da categoria, de três para cinco, e essa é uma exigência fundamental para a operação. O documento assinado nesta sexta representa o interesse da prefeitura e a boa vontade do Estado para melhorar as condições do aeroporto e assegurar a limpeza, a segurança e a manutenção, com mais eficiência e menos burocracia".

Também acompanharam o ato o secretário da Educação, Vieira da Cunha, os deputados estaduais Gilmar Sossella, Vilmar Zanchin, Juliano Rosso, Missionário Volnei e Alcides Capoani, lideranças políticas e empresariais da região.

 

Gostou? Compartilhe