A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, responsável pela Central de Doações do Governo do Estado,divulga nota em que esclarece algumas informações que não condizem, segundo o órgão, com a realidade. Além de agradecer a solidariedade dos gaúchos, faz um balanço da arrecadação. Ao longo do último mês enfrentamos uma situação excepcional, o Rio Grande do Sul foi atingido por uma série de eventos climáticos adversos, que trouxeram prejuízos a milhares de pessoas. Os que não foram atingidos demonstraram, mais uma vez, o quanto somos um povo unido, que sabe ajudar e ser solidário com o próximo.
Milhares de doações chegam a cada dia e a Defesa Civil trabalha incansavelmente na entrega desses materiais. Ao todo já foram distribuídos, pela Central de Doações, cerca de 20 mil agasalhos, mais de 10 toneladas de alimentos e 10,8 mil itens de higiene. Além disso, foram adquiridos e distribuídos, pelos governos federal e estadual, cerca de 20 mil kits de higiene, limpeza, dormitório e cestas básicas, além de 20 mil unidades de telhas e lonas.
Em razão de uma informação erroneamente divulgada nas redes sociais, sobre um possível descaso com as doações, cabe ressaltar que tudo aquilo que chega passa por uma triagem que é feita por uma equipe de voluntários. Eles analisam e classificam cada item, separando os que não têm utilidade daqueles que têm condição de uso, para que as famílias que perderam tudo também recebam materiais que, de fato, possam lhes ajudar. O volume de donativos que chega diariamente é muito grande e, consequentemente, o de materiais inservíveis também.
Informamos ainda que a Defesa Civil segue trabalhando, e a Central de Doações recebendo materiais. Quase todas as famílias atingidas já voltaram para suas casas, entretando continuam precisando de ajuda para total reestruturação. Ressaltamos que não são mais necessários agasalhos, devido à grande mobilização durante a Campanha do Agasalho deste ano, que recebeu toneladas de roupas. Os afetados necessitam, principalmente, de alimentos, água, materiais de higiene e limpeza e móveis. Informações podem ser obtidas através dos telefones (51) 3288-6781 e (51) 3210-4219.
Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul