O Conselho de Administração da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) aprovou descontos de 70% no valor das taxas cobradas para a emissão de Licença Prévia e de 50 % para a concessão de Licença de Instalação para empreendimentos destinados a produção de energia eólica no Rio Grande do Sul.
A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, explica que a decisão foi tomada para fomentar a utilização de fontes renováveis de energia, diversificando a matriz energética e ampliando a proporção de energia produzida através de tecnologias menos poluentes e de maior rendimento. A medida visa também atrair novos investimentos para o Rio Grande do Sul, além de reduzir as diferenças com relação aos valores cobrados por outros estados.
Somente no segundo semestre de 2015, a Fepam já emitiu licenças ambientais que habilitam 14 novos parques para geração de energia eólica no Rio Grande do Sul, que ao estarem finalizados terão capacidade para produzir até um gigabyte de energia. Outros projetos estão sendo analisados pelo órgão ambiental.