Sete atletas gaúchos que foram campeões olímpicos de vôlei receberam, nesta quarta-feira (2), a Medalha João Saldanha, maior condecoração esportiva do governo do Estado. Na cerimônia de outorga, no Palácio Piratini, o governador José Ivo Sartori celebrou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa, de iniciativa do deputado Adilson Troca, e já sacionada pelo Executivo, instituindo a data de 27 de setembro como o Dia Estadual do Vôlei, que passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.
“O esporte é instrumento determinante de inclusão social, oferece oportunidades, é democrático e nós queremos incentivar a atividade esportiva cada vez mais nas comunidades gaúchas. Vocês, atletas do vôlei, além de nos orgulhar, são exemplos que devem ser seguidos pela nossa juventude”, afirmou o governador no evento, que reuniu ainda atletas paraolímpicos da Apae de Esteio, convidados e a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori.
Segundo o secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, o governo já repassou mais de R$ 3 milhões para entidades esportivas que fomentam o voleibol no Rio Grande do Sul, através do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte (ProEsporte). “Vocês representam a história vitoriosa do vôlei gaúcho. O esporte contribui para a saúde e desperta valores como a disciplina e a autoestima”, concluiu.
O Rio Grande do Sul é um respeitável celeiro na formação de atletas do vôlei. “Nada mais justo que se institua o Dia Estadual do Voleibol na data em que teve início a Federação Gaúcha de Voleibol. É mais uma razão para incrementar e popularizar ainda mais o esporte que oferece participação e prática para todas as idades”, ressaltou Adilson Troca.
A Federação Gaúcha de Voleibol, também agraciada com a medalha, conta atualmente com 75 clubes e associações filiadas, participando da organização e execução de competições nacionais e internacionais, além de promover cursos de formação de treinadores e de atualização e formação de árbitros.
Receberam a medalha as jogadoras Fernanda Garay, campeã nos Jogos de Londres - 2012, e Carolina Demartini Albuquerque, ouro em Pequim – 2008, e os jogadores André Heller (Atenas - 2004), Gustavo Endres (Atenas - 2004), Janelson dos Santos Carvalho (Barcelona - 1992), Jorge Edson Souza de Brito (Barcelona - 1992), e Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão (Barcelona – 1992). Representando a FGV, o presidente Carlos Alberto Cimino recebeu a condecoração.
Agência Brasil