Daer apresenta plano para conter gastos com energia elétrica

O estudo foi elaborado por uma comissão de servidores e apresentado ao Conselho de Administração do órgão.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) já tem um diagnóstico do consumo de energia elétrica praticado pela autarquia nos últimos quatro anos e sabe quais medidas devem ser aplicadas para reduzir essas despesas. O estudo foi elaborado por uma comissão de servidores e apresentado ao Conselho de Administração do órgão. 

O grupo, formado voluntariamente pelos funcionários Adrieli Etges, Gustavo Peringer, Henrique Gomes e Rosana Cavalheiro, apontou que o valor médio consumido anualmente pelo Daer é de R$ 463 mil - com os custos somados do edifício-sede e de outras unidades da autarquia. Os gastos maiores são oriundos da utilização dos aparelhos de ar condicionado e de refrigeradores. 

A partir desse relatório, a comissão de servidores propôs ações de contenção de custos para o Departamento. Entre as principais medidas está a instalação de um novo sistema de climatização no edifício-sede, em Porto Alegre. A expectativa, com isso, é obter uma economia de 50% no consumo de energia elétrica. “O Daer já dispõe de um termo de referência que foi elaborado justamente para orientar a execução desse serviço”, explica o servidor Henrique Gomes. “Será um sistema centralizado, que garantirá o conforto dos funcionários com menos custos.” 

Outras medidas a serem adotadas na sede, nas regionais e em outros prédios do Daer envolvem a retirada de cafeteiras e outros eletrodomésticos dos escritórios para centralizá-los nas cozinhas e a troca gradual das lâmpadas fluorescentes pelas de LED, mais econômicas. “Estamos gradualmente inserindo nossas práticas internas em um novo modelo de gestão, que prioriza a eficiência dos nossos serviços com o uso racional dos recursos públicos”, enfatiza o diretor de Administração e Finanças do Daer, Saul Sastre. “É mais um passo importante para a implantação do nosso Plano de Racionalização de Custos, que envolve toda a instituição nessa política.” 

As soluções propostas para a redução de gastos com energia elétrica incluem, ainda, um programa de capacitação e conscientização dos servidores. A intenção é proporcionar um treinamento integrado a outras diretrizes de contenção de despesas, como água e materiais de expediente. 

O que é o Plano de Racionalização de Custos (PRC)? 

Instituído pelo Daer e a Secretaria dos Transportes, o Plano de Racionalização de Custos (PRC) divide as despesas fixas do Departamento em dez categorias: energia elétrica, água, telefonia, combustíveis, contratos de manutenção, diárias, material de expediente, custos das superintendências regionais, manutenção de veículos e transporte de pessoal. 

A análise dessas categorias é feita por 11 comissões de servidores especializados nos assuntos. Cada grupo ficou responsável por um tipo específico de despesa. Os funcionários nomeados farão um diagnóstico de cada item e, posteriormente, sugerirão medidas para alcançar a meta de economia proposta. Quarenta profissionais se ofereceram voluntariamente para compor as comissões.
 

Gostou? Compartilhe