Projetos de interesse do Estado são pauta de reunião do governador com bancada gaúcha

A reunião no gabinete do governador teve a participação de secretários de Estado que atuam em áreas de maior interesse em relação às matérias destacadas

Por
· 1 min de leitura
Sartori ressaltou a importância do encontro e disse ser favorável a medidas que contribuam para a situação dos estados e municípiosSartori ressaltou a importância do encontro e disse ser favorável a medidas que contribuam para a situação dos estados e municípios
Sartori ressaltou a importância do encontro e disse ser favorável a medidas que contribuam para a situação dos estados e municípios
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um conjunto de projetos de diversas áreas que tramitam no Congresso e afetam o Rio Grande do Sul foi o tema do primeiro encontro do governador José Ivo Sartori com deputados e senadores gaúchos neste ano. A reunião no gabinete do governador teve a participação de secretários de Estado que atuam em áreas de maior interesse em relação às matérias destacadas.

José Ivo Sartori ressaltou a importância do encontro e disse ser favorável a medidas que contribuam para a situação dos estados e municípios. "Todo o esforço que o Rio Grande do Sul fez no ano passado auxiliou muito para que o déficit previsto fosse reduzido. A pauta do equilíbrio financeiro é positiva, porque se não enfrentarmos as dificuldades agora será ainda mais difícil no futuro", avaliou o governador.

O coordenador da bancada, deputado Giovani Cherini, disse que uma agenda conjunta dos parlamentares com base nos pontos mais relevantes para o Rio Grande do Sul pode auxiliar num momento de crise. "A finalidade da mobilização é priorizar ações em temas como saúde, segurança e saúde pelos quais a bancada esteja unida", disse o parlamentar.

Os secretários da Segurança, Wantuir Jacini; da Educação, Vieira da Cunha; da Saúde, João Gabbardo dos Reis; e da Fazenda, Giovani Feltes, enumeraram projetos pontuais que tramitam em Brasília e que precisam de uma avaliação criteriosa, como aqueles que impactam nas receitas gaúchas ou que projetam novas formas de financiamento de programas no Estado, como, por exemplo, no caso da gestão dos recursos orçamentários para a segurança ou saúde. O secretário Feltes também destacou a perda de cerca de R$ 2 bilhões de receitas em 2015 em função da crise econômica e as projeções do PIB para 2016, que seguem em tendência negativa.

A partir da reunião desta segunda, ficaram definidos novos encontros dos secretários com os representantes em Brasília para detalhar melhor os projetos. Também participaram do encontro o vice-governador José Paulo Cairoli, o secretário-geral de governo, Carlos Búrigo, o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, e o secretário da Agricultura, Ernani Polo.

Fonte: Governo do Estado

Gostou? Compartilhe