O Hemocentro do Rio Grande do Sul está com níveis baixos de sangue. Para ajudar na recomposição do estoque, a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo estadual promove campanha para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Nesta terça-feira (16), o governador José Ivo Sartori, acompanhado do secretário Cleber Benvegnú, participou de atividade que reuniu integrantes oficiais do Carnaval 2016, na sede do Hemocentro, local onde fez sua contribuição.
De acordo com o órgão, os estoques pós-carnaval estão em níveis muito baixos, o que compromete o abastecimento para os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e para os hospitais conveniados da Região Metropolitana e Litoral Norte.
“Temos épocas em que já está prevista essa diminuição, como é o caso do Carnaval, o que gera preocupação”, ponderou o governador. Sartori destacou também a necessidade de mobilizar a população de forma a incorporar a doação nas suas rotinas. O governador costuma doar sangue com regularidade - geralmente em Caxias do Sul.
O doador ideal
É considerado um doador regular o indivíduo que doa sangue, pelo menos, uma vez por ano. O doador ideal seria aquele homem que doa quatro vezes por ano e a mulher que faz doação de sangue três vezes/ano. Atualmente a média normal de doações voluntárias é de cerca de 25 por dia, de acordo com dados do Hemocentro.
Impedimentos temporários
Gripe ou febre
Gravidez
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
Ter feito tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses
Ter tido exposição à situação de risco para a Aids (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas)
Impedimentos definitivos
Doença de Chagas ou malária
Hepatite após os 10 anos de idade
Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV
Uso de drogas injetáveis
HEMOPASSO – HEMOCENTRO DE PASSO FUNDO
Av. Sete de Setembro, 1055 Centro - Passo Fundo
Fone: (54) 3311.5555
e-mail: [email protected]
Fonte: Governo do Estado