O governador José Ivo Sartori reuniu-se com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília, para reforçar, junto ao ministério, o pedido de inclusão da BR 386 (trecho de Carazinho a Iraí) e da BR 290 (trecho de Eldorado do Sul a Cachoeira do Sul) no plano de concessões federal. A demanda já está em estudo na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e havia sido reivindicada pelo governo estadual em audiência com o ministro em julho do ano passado.
“Meu papel é defender os interesses da população do Rio Grande do Sul e o ministro demonstrou interesse em acolher o nosso pedido. Destaquei principalmente que, no Rio Grande do Sul, o transporte rodoviário responde pelo escoamento de 85% da safra. Nosso projeto visa integrar a malha de rodovias estaduais com a federal, qualificando a ligação com Santa Catarina e formando corredores até o Porto de Rio Grande”, destacou o governador. Na próxima semana, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, deve participar de nova reunião com o ministério para dar continuidade ao assunto.
Também acompanharam a audiência o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira; o secretário de Fomento do Ministério dos Transportes, Dino Antunes; o secretário de Gestão da pasta, Luciano Castro; e o superintendente do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva. "Ajustem o que for possível e chamem os técnicos do Rio Grande do Sul para acompanhar todo esse processo. Contem conosco para o que for necessário tecnicamente", sinalizou o ministro Rodrigues.
Em 14 de julho de 2015, o ministro confirmou a criação de um grupo de trabalho formado por técnicos do Rio Grande do Sul e do governo federal, para analisar a inclusão de novos trechos de rodovias federais e estaduais no plano de concessões rodoviárias da União. Um dia antes, a reivindicação havia sido apresentada por Sartori ao vice-presidente da República, Michel Temer, e ao presidente da ANTT, Jorge Bastos.
Outro encontro de trabalho, no dia 30 de julho, serviu para oficializar a entrega de uma nova versão do estudo técnico gaúcho, que embasa a necessidade de inclusão de novos trechos. Sartori e Pedro Westphalen apresentaram o documento ao então ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. A proposta original do Programa de Investimento em Logística (PIL) contempla investimentos de R$ 3,4 bilhões por meio de concessões na infraestrutura rodoviária do estado. O governo federal prevê a inclusão da BR-386 (de Canoas até Carazinho), da BR-101 (entre Osório e Torres), da BR-116 (entre Porto Alegre e Camaquã) e da BR-290 (no trecho já concedido da freeway, cujo prazo se encerra em 2017).
Fonte: Governo do Estado