Estado lança plano de agroecologia e produção orgânica

Com a reunião de ações para o desenvolvimento rural sustentável

Por
· 2 min de leitura
Rio Grande Agroecológico consiste em um dos instrumentos da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica e conta com ações e metas para promover a produção e o consumo de alimentos saudáveisRio Grande Agroecológico consiste em um dos instrumentos da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica e conta com ações e metas para promover a produção e o consumo de alimentos saudáveis
Rio Grande Agroecológico consiste em um dos instrumentos da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica e conta com ações e metas para promover a produção e o consumo de alimentos saudáveis
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em solenidade no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (3), às 11h, com a presença do governador José Ivo Sartori, será lançado o primeiro plano gaúcho com foco em agroecologia e produção orgânica. O Rio Grande Agroecológico - Plano Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica reúne e organiza ações para o desenvolvimento rural sustentável.

Construído por um comitê gestor formado por representantes de cerca de 40 instituições, entre secretarias de Estado, governo federal, universidades e organizações não governamentais (ONGs), o plano será publicado em mais de 200 páginas, constando de diagnóstico e descrição de ações. Essas ações serão executadas no período de 2016 a 2019, para atender aos princípios de desenvolvimento sustentável, preservação e conservação ecológica com inclusão social, segurança e soberania alimentar e diversidade agrícola, biológica, territorial, da paisagem e cultural.

Coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), o Rio Grande Agroecológico estabelece compromissos e articula políticas públicas nas diferentes esferas. “Trata-se de um plano que, acima de tudo busca a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, em consonância com o desenvolvimento rural sustentável”, diz o secretário Tarcisio Minetto.

O Rio Grande Agroecológico consiste em um dos instrumentos da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica e conta com ações e metas para promover a produção e o consumo de alimentos saudáveis, o uso e a conservação da agrobiodiversidade, a oferta de assistência técnica e extensão rural e social e o ensino e a pesquisa de base ecológica, de maneira transversal.

O Rio Grande Agroecológico propõe ações para incentivar o protagonismo de jovens e mulheres na produção de base ecológica, estimular a troca de sementes crioulas e fiscalizar o uso de agrotóxicos no entorno de propriedades em que se cultivam alimentos orgânicos. Uma ação já executada foi a criação de um espaço de orgânicos na Ceasa/RS, em Porto Alegre, que já está em operação.

Ações práticas do Rio Grande Agroecológico

O que está sendo feito e as metas do plano estadual:

- 8.387 projetos produtivos e de apoio à comercialização de alimentos orgânicos financiados.

- 1.112 encontros de capacitação de agricultores e técnicos em agroecologia.

- 29 editais de apoio à produção agroecologica e assistência técnica e extensão rural e social (Aters).

- 38.340 famílias atendidas com Aters em agroecologia.

- 347 projetos de pesquisa e extensão em agricultura de base ecológica.

- 110 publicações técnicas e de divulgação para fomento da agroecologia.

- 8 Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs) revitalizados e mantidos.

- 96 eventos de trocas de sementes crioulas e mudas.

- 132 feiras e eventos para a promoção e comercialização de alimentos orgânicos.

- 3.676 amostras de alimentos e água monitoradas quanto à presença de agrotóxicos.

Fonte: Governo do Estado

Gostou? Compartilhe