As Agências FGTAS/Sine inseriram 1.066 mulheres no mercado de trabalho, nos meses de janeiro e fevereiro de 2016, em todo o Estado. Desse total, 31,1% das mulheres possuíam entre 18 e 24 anos; 26,2%, de 30 a 39 anos; 16,9%, de 25 a 29 anos e 15,5%, de 40 a 49 anos.
Com relação à escolaridade, 34,1% possuíam ensino médio completo; 24,2%, fundamental incompleto; 16,8%, fundamental completo e 16,6%, médio incompleto. As funções com o maior número de colocações foram faxineira (135), alimentadora de linha de produção (134), atendente de lojas e mercados (114), operadora de caixa (86) e auxiliar nos serviços de alimentação (66).
"Reconhecemos a importância da mulher no ambiente de trabalho e valorizamos suas conquistas, trabalhando continuamente para garantir o seu espaço no mercado de forma igualitária e digna”, destaca o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), que administra as Agências FGTAS/Sine, Juarez Santinon.
Entre as trabalhadoras que buscam uma vaga no mercado de trabalho está Jaqueline Amarante Brum: “Tenho experiência com vendas, mas estou procurando emprego em outras áreas também. Sempre que fico sem emprego venho até a Agência FGTAS/SINE e saio com carta de encaminhamento para vaga de trabalho. O atendimento é perfeito. Sempre fui muito bem atendida”.
Para ela, as empresas estão mais abertas às mulheres: “Hoje, conseguimos emprego mais facilmente do que os homens, mesmo desempenhando atividades como cuidar da família e da casa, além do trabalho. Acredito que a diferença é exclusivamente salarial e que, de um modo geral, falta qualificação profissional para ambos os sexos”.
Já a trabalhadora Andreia Franques Goulart, que procura emprego como auxiliar administrativa, acredita que, além da diferença salarial, é mais difícil se reinserir no mercado de trabalho com o avanço da idade.
Programação nas Agências FGTAS/SINE
Santiago – A Casa do Artesão realiza feira de artesanato, hoje, 8 de março, das 9h às 17h, na Praça Moisés Viana, em parceria com o Senac.
Novo Hamburgo - A coordenadora da Agência FGTAS/SINE de Novo Hamburgo realiza palestra, nesta quarta-feira, 9 de março, às 14h, com o tema trabalho da mulher no Salão de Festas do Residencial Princesa Isabel (Rua Antônio Roberto Kroeff, 1755).
Viamão – O Sine Móvel estará no sábado, 12 de março, das 14h às 18h, ao lado do posto de saúde do bairro Augusta Marina. A unidade realizará encaminhamento para vagas de emprego, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e renovação de Carteira de Artesão. No local, também haverá diversas atividades na área da saúde, como palestras e exames, além de show, corte de cabelo e ginástica para mulheres.
2015
No ano passado, as Agências FGTAS/Sine inseriram 27.338 profissionais no mercado de trabalho no estado. Desse total, 12.235 mulheres, sendo 4.117 apenas na Região Metropolitana de Porto Alegre. Além da intermediação de mão de obra, as unidades realizam o encaminhamento do seguro-desemprego e da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), bem como promovem ações do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA).
Fonte: Governo do Estado