Depois de um ano de trabalho, o Plano Energético está pronto para ser entregue. A solenidade de lançamento será nesta quinta-feira (17), às 10h, no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori. O estudo foi desenvolvido pela Secretaria de Minas e Energia e tem por objetivo planejar a demanda de energia para os próximos 10 anos, bem como apontar os gargalos que precisam ser enfrentados para um abastecimento de energia continuado e com qualidade ao longo da próxima década.
"O plano deixa claro onde está o potencial para a geração de energia no estado e quais fontes podem ser melhores exploradas", resume o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker. O trabalho é pioneiro no Rio Grande do Sul, pois não se limita a fazer apenas um diagnóstico, mas também elenca as obras de infraestrutura necessárias. O plano contemplou a elaboração de diretrizes e propostas de políticas públicas para a área energética do Estado; a concepção de propostas comprometidas com incorporações de novas tecnologias e a quantificação dos empreendimentos necessários para atendimento das necessidades energéticas.
Com base nas informações e nos dados disponibilizados, é possível traçar estratégias e definir políticas que garantam a segurança e a qualidade do suprimento energético no Rio Grande do Sul. Todos os tipos de geração energia foram contemplados, bem como as características físicas dos principais sistemas de produção, transporte e de distribuição de energia.