Conselheiros da Cultura buscam incentivos do estado

Os conselheiros discutiram a mais recente normativa de recursos da Lei de Incentivo à Cultura

Por
· 1 min de leitura
Sartori lembrou da importância do Conselho na valorização de projetos culturais através de uma distribuição de recursos mais justaSartori lembrou da importância do Conselho na valorização de projetos culturais através de uma distribuição de recursos mais justa
Sartori lembrou da importância do Conselho na valorização de projetos culturais através de uma distribuição de recursos mais justa
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O governador José Ivo Sartori recebeu, na manhã desta quarta-feira (23), os representantes do Conselho Estadual da Cultura (CEC). Na ocasião, os conselheiros discutiram a mais recente normativa de recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), regulamentada pelo secretário Victor Hugo, e manifestaram o desejo de prosseguir com o trabalho de fomento às atividades do setor no estado.

Sartori lembrou do seu papel na instalação do CEC enquanto presidente da Assembleia Legislativa, em 1998, e reiterou a importância do conselho para "fazer mais com menos" na valorização de projetos culturais através de uma distribuição de recursos mais justa para beneficiar mais projetos.

O secretário Victor Hugo reforçou a relevância do órgão na deliberação da instrução normativa 01/2016 regulamentada no mês de março, em que não será mais permitida a concentração de recursos em poucos projetos. "Com isso, acabou a injustiça e estamos estimulando novos projetos", afirma.

Sobre o Conselho Estadual da Cultura

A fim de promover a gestão democrática da política cultural do Rio Grande do Sul, o órgão colegiado é composto por 24 conselheiros; destes, 16 são escolhidos por entidades do setor cultural e oito pelo governador. A regulamentação do conselho foi decretada pelas leis 11.289/1998 e11.707/2001. Entre suas principais atribuições está a de fiscalizar a execução de projetos culturais e a aplicação de recursos e emitir pareceres técnico-culturais sobre as atividades do setor.

Representaram o Conselho Estadual da Cultura o presidente Dael Rodrigues; a vice-presidente Adriana Donatto; a secretária Maria Marques e o assessor especial Marco Aurélio Alves.

Fonte: Gov. do Estado

Gostou? Compartilhe