A partir do mês que vem, as empresas de transporte de passageiros ganharão mais rapidez para terem seus serviços autorizados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A autarquia firmou um convênio para informatizar o recebimento dos laudos de vistorias realizadas nos veículos.
A Rede de Qualidade do Rio Grande do Sul (RQSul) - associação que reúne organismos especializados em segurança veicular - auxiliará o Departamento na implantação de um sistema que permitirá aos transportadores o envio eletrônico do Laudo de Inspeção Técnica (LIT), que é um dos requisitos para regularizar o transporte coletivo de passageiros. A nova ferramenta deve começar a funcionar no dia 12 de abril.
Com o sistema informatizado, o LIT poderá ser transmitido digitalmente ao Daer logo após a vistoria do veículo em uma das oficinas credenciadas pelo Inmetro. O parecer da autarquia será enviado por e-mail tanto ao responsável pela inspeção quanto ao transportador. A liberação do veículo poderá ocorrer em até 48 horas. No processo atual, são necessários cinco dias para a aprovação do laudo.
“Essa iniciativa vai ao encontro da proposta de desburocratização dos procedimentos institucionais que estamos implementando no Daer”, ressalta o diretor de Transportes Rodoviários, Lauro Hagemann. “Além de dar mais agilidade a esse processo, estamos garantindo a transparência de nossos serviços, uma vez que estamos em comunicação direta com as oficinas credenciadas.”
O Daer avisa que, na primeira fase de implantação do novo sistema, os transportadores devem imprimir o laudo aprovado e portá-lo durante a viagem. Em um segundo momento, a impressão não será mais necessária e o documento será verificado digitalmente pelas equipes de fiscalização de tráfego da autarquia.