O Comitê Estadual de Revezamento da Tocha Olímpica do Rio Grande do Sul realiza nesta terça-feira (29) a primeira reunião com os 28 municípios que receberão o símbolo olímpico em julho. O evento acontecerá às 09h30 no plenarinho da Assembleia Legislativa com a presença do diretor executivo de Operações da Rio 2016, Marco Aurélio Vieira; do secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella; prefeitos e representantes do Ministério do Esporte.
Na oportunidade, o Comitê deve receber as demandas específicas dos municípios envolvidos nas atividades de revezamento para planejar e padronizar as ações do Estado no evento. Inicialmente, o grupo deve estruturar um estudo detalhado para atender as áreas de Segurança, Saúde e Comunicação.
O objetivo é providenciar o controle e a segurança do tráfego na rota do revezamento, atuando para prevenir incidentes, bem como garantir o fluxo sem interrupções do comboio olímpico nos mais de dois mil e quinhentos quilômetros que a Tocha Olímpica percorrerá nos seis dias do revezamento, a partir do dia 3 de julho.
O grupo também deve concentrar a interlocução das cidades para garantir um pronto atendimento ágil e eficiente para a população no transcorrer das celebrações, além de gerir um plano de emergência para remoção de pacientes, em caso de necessidade. O Comitê, coordenado pela Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer, atua por meio do decreto nº 52.947/2016, já publicado no Diário Oficial do Estado.
O caminho da Tocha Olímpica no Rio Grande do Sul
A Tocha Olímpica chega ao Rio Grande do Sul no dia 3 de julho e permanece até o dia 9. O símbolo máximo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos passará por 28 municípios gaúchos. As cidades de Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo são as chamadas "Cidades de Celebração", onde a chama vai pernoitar, após eventos turísticos locais.
O circuito oficial do deslocamento passará por Erechim, Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.
As datas da Tocha Olímpica no Rio Grande do Sul
- 3 de julho - Erechim, Passo Fundo
- 4 de julho - São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta
- 5 de julho - Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria
- 6 de julho - São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande/Cassino, Pelotas
- 7 de julho - São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre
- 8 de julho - Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul
- 9 de julho - Bento Gonçalves, Torres
Fonte: Governo do Estado