O governador José Ivo Sartori abriu, na manhã desta terça-feira (29), o 9º seminário do Projeto Capacitar da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, no auditório da empresa Dana, no distrito Industrial de Gravataí. O evento reuniu representantes das cidades da Região Metropolitana e do Litoral Norte.
"Investir na capacitação dos agentes de Defesa Civil nos municípios é cada vez mais fundamental para que as ações de prevenção e respostas a desastres naturais bem como o atendimento às comunidades ocorram de forma ágil. Nesse sentido, as parcerias com os municípios, na forma como vêm sendo estabelecidas pela Defesa Civil do Estado, são determinantes para que haja um trabalho bem-sucedido e exitoso. Se os recursos são poucos, temos que ser parceiros”, afirmou Sartori.
Em 2015, o Capacitar percorreu oito regiões do estado, qualificando 562 agentes em 312 cidades. E, de acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Everton Oltramari, o processo de capacitação seguirá em 2016. "Vamos concluir o trabalho em todos os municípios do Rio Grande do Sul e, até o segundo semestre desse ano, vamos iniciar um novo ciclo de seminários", adiantou.
O objetivo do projeto é a prevenção, organização e planejamento para minimizar os efeitos dos eventos naturais, reduzindo o tempo de resposta no atendimento às comunidades atingidas por calamidades. Os agentes de Proteção e Defesa Civil são orientados a agir preventivamente, identificando locais de risco e comunidades mais vulneráveis e os procedimentos a serem adotados nos eventos adversos. A intenção é que os participantes sejam agentes multiplicadores da consciência da prevenção.
Participaram do evento os secretários da Segurança Pública, Wantuir Jacini; do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier; e o adjunto da Saúde, Francisco Paz; o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira; o prefeito de Gravataí, Marco Alba; o presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Nadir Rocha; e o diretor de Relações Institucionais da Dana, Luis Pedro Ferreira.
Fonte: Governo do Estado