Projeto RS Biodiversidade lança obras para orientar conservação ambiental

O material vai subsidiar prefeituras parceiras do projeto no uso sustentável dos recursos naturais por agricultores, moradores de áreas rurais, além da comunidade acadêmica

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Sema) lançou, nesta quarta-feira(31),  as publicações Nosso Pampa DesconhecidoA vida no ButiazalCactos do Rio Grande do SulNatureza em RevistaCores e Formas do Bioma Pampa. Os livros fazem parte do Projeto RS Biodiversidade da Fundação Zoobotânica (FZB) e foram publicados em parceria com a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Embrapa Clima Temperado. 

As obras trazem um resumo das ações desenvolvidas por pesquisadores da FZB e instituições parceiras, que pesquisaram aspectos relativos à biodiversidade do estado, buscando dar ênfase  às maneiras de utilização racional. O material vai subsidiar prefeituras parceiras do projeto no uso sustentável dos recursos naturais por agricultores, moradores de áreas rurais, além da comunidade acadêmica. 

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, afirmou que uma das consequências das publicações foi a integração entre prefeituras, sindicatos rurais e universidades. "Precisamos investir no conhecimento e nos zoneamentos como instrumentos de planejamento ambiental envolvendo a sociedade como um todo", avaliou. Pellini acrescentou ainda que o resultado demonstra a necessidade do trabalho conjunto que se transforme em efetivo controle ambiental. 

O presidente da Fundação Zoobotânica ressaltou a importância do trabalho desenvolvido com a coleta e divulgação de informações através das obras. "Este acompanhamento da nossa biodiversidade significa termos subsídios para as tomadas de decisões. É ele que nos dá segurança de que estamos conservando o meio ambiente”, salientou. 

Para o coordenador do Projeto RS Biodiversidade na Sema, Dennis Patrocínio, o objetivo do programa foi alcançado na medida em que a comunidade dos municípios envolvidos se integrou e compreendeu a necessidade dos estudos. Segundo a coordenadora do projeto na FZB, Luiza Chomenko, as publicações vão de encontro da busca da sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental deste conjunto ecossistêmico. 

Também participaram do evento os deputados Adilson Troca, João Reinelli e Jeferson Fernandes; o secretário municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre, Mauro Moura; o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e promotor de justiça, Daniel Martini; o superintendente do Ibama, Clairton Mânica; o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli; e a especialista ambiental do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, Bernadete Lange. 

Publicações lançadas:

Natureza em revista – neste registro são apresentados os resultados de oito ações desenvolvidas entre a FZB, Fepagro e Embrapa – Clima Temperado envolvendo mais de 20 profissionais.

Cactos do Rio Grande do Sul - obra ilustrada, com detalhamento das espécies de cactos do estado e que servirá de guia para os interessados pelo tema.

Nosso pampa desconhecido - livro com enfoque sócio-ambiental que aborda com a colaboração de vários autores, temas como biodiversidade, arquitetura no pampa, elemento humano - gaúcho, atividades produtivas e transformações no pampa.

A vida no butiazal - refere-se aos ambientes de butiazais e sua fauna associada. Publicação organizada pela Embrapa Clima Temperado.

Cores e formas no Bioma Pampa - Gramineas Ornamentais Nativas - tem enfoques técnico-científicos e também capítulos adicionais sobre o emprego das gramíneas em decoração, paisagismo e artesanato. Esta é uma nova publicação da série cores e formas do Bioma Pampa, organizada pela Embrapa Clima Temperado.

Fonte: Governo do Estado

Gostou? Compartilhe