O calendário do IPVA 2016 prevê três novas datas de vencimento ao longo desta semana de acordo com a numeração final da placa dos veículos. Nesta segunda-feira (11), é o último prazo de pagamento para veículos com final '4'. Na quarta-feira (13), se encerra o período para a numeração que termina em '5' e, na sexta-feira seguinte (15) é a data-limite para placas que terminam em '6'.
O proprietário que não respeitar estes prazos perderá os descontos dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão, mais os encargos de multa e juros pelo atraso.
Os condutores que não receberam multas de trânsito nos últimos três anos, seguem com a dedução de 15%. Para quem não foi multado nos últimos dois anos o índice é de 10%. Quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. A participação no programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.
Para antecipar toda a arrecadação ainda no primeiro quadrimestre do ano, a concentração do calendário de pagamento conforme o final das placas ao longo do mês de abril é a principal novidade do IPVA para 2016.
Serviço:
Quem paga? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1997.
Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar? Desde 16 de dezembro, no Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes).
OBSERVAÇÃO: Com a antecipação do pagamento do IPVA neste ano, o calendário da Secretaria da Fazenda não coincidiu com o calendário de licenciamento dos veículos. O prazo final para pagamento do IPVA termina em abril, mas as datas-limite para circular com o documento de 2015 variam conforme a placa. Veículos com placas de finais 1, 2 e 3 podem circular com o documento de 2015 até 30 de abril. Placas com final 4, 5 e 6 tem prazo até 31 de maio, finais 7 e 8 até 30 de junho, e 9 e 0 até 31 de julho.