Governador recebe comitiva do Banco Mundial que supervisiona projetos no estado

A comitiva, acompanhada de outros especialistas, permanece até a próxima sexta-feira (15) no estado

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O governador José Ivo Sartori recebeu, na manhã desta terça-feira (12), a visita do coordenador-geral de operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria, que veio supervisionar o Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Proredes - Bird), missão que acontece duas vezes ao ano. A comitiva, acompanhada de outros especialistas, permanece até a próxima sexta-feira (15) no estado, e vai monitorar projetos que integram o contrato do Rio Grande do Sul com a instituição.

A presença do Banco Mundial como forma de evoluir tecnicamente foi citada pelo governador. “O Banco Mundial é parceiro desde o início do nosso governo, com boa vontade, dedicação e disposição para ajudar, como no caso da renegociação de contratos, que foram muito positivas para o governo do Rio Grande do Sul”, salientou Sartori.

A implementação do programa, os diferentes pontos do projeto e as alternativas e opções para as áreas que estão mais apagadas foram destacadas por Utria, que enfatizou que é preciso colocar planos e atividades em ação para acelerar o projeto. “Tem muita coisa a ser feita, mas o Rio Grande do Sul tem capacidade para estar muito mais à frente. Vamos estruturar novas parcerias para continuar trabalhando com o governo. Estou muito otimista sobre o andamento do projeto e as coisas que vão ser feitas pela administração, com a seriedade e dedicação que está sendo tratado”, afirmou.

A equipe do Departamento de Captação de Recursos da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional está acompanhando o grupo e há previsões de agendas com secretários e visitas técnicas aos projetos de áreas como transportes, educação e meio ambiente.

O secretário do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, falou da importante parceria do Estado com o Banco Mundial para o desenvolvimento econômico e social. “É preciso salientar os fatores de inovação e experiência que o Banco Mundial traz de outros lugares onde dá certo. Assim, conseguimos enxergar o que outros fazem para fazer ainda melhor”, destacou.

Estiveram presentes o vice-governador, José Paulo Cairoli; o secretário da Educação, Vieira da Cunha; o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen; o gerente de projeto e especialista sênior em desenvolvimento do setor privado, Thomas Kenyon; o gerente para comércio e competitividade em Brasília e especialista em inovação, Mark Dutz; o especialista sênior em transportes, Grégoire Gauthier; o coordenador setorial para redução da pobreza e gerenciamento econômico, Roland Clarke; e o consultor de gestão de ativos, Ruben Gomez. 

Sobre o Proredes Bird 

O Proredes Bird apoia a retomada do desenvolvimento no Rio Grande do Sul por meio da execução de políticas públicas de modernização de gestão pública, incluindo a gestão ambiental, de desenvolvimento do setor privado e da inovação tecnológica, da qualificação do ensino público e da melhoria nos transportes, com manutenção e recuperação da malha rodoviária. Complementa ações a serem desenvolvidas com recursos do Tesouro do Estado e com financiamento junto ao BNDES. Busca assim, ampliar os investimentos públicos, contribuindo com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe