Controle dos bens móveis do Estado terá sistema unificado

A unificação e a padronização do controle de bens móveis de todos os órgãos e entidades públicas do Estado passarão a ser feitas por um sistema próprio

Por
· 1 min de leitura
Sistema de Administração do Patrimônio do Estado foi apresentado em seminário com servidores da área de patrimônioSistema de Administração do Patrimônio do Estado foi apresentado em seminário com servidores da área de patrimônio
Sistema de Administração do Patrimônio do Estado foi apresentado em seminário com servidores da área de patrimônio
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A unificação e a padronização do controle de bens móveis de todos os órgãos e entidades públicas do Estado passarão a ser feitas por um sistema próprio, denominado Sistema de Administração do Patrimônio do Estado (APE). A ação foi informada nesta quarta-feira (13), pela diretora do Departamento de Patrimônio da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Deape/Smarh), Letícia Boll Vargas, em seminário com os servidores que executam atividades relacionadas ao patrimônio estadual, no auditório do Caff.

O sistema APE, que visa qualificar a gestão e o controle do patrimônio do Estado, vai possibilitar o compartilhamento e armazenamento das informações de forma integrada com outros sistemas. “Atualmente, o controle dos bens móveis é realizado em cada órgão de forma descentralizada. O APE vai permitir o controle unificado, a redução de gastos com os sistemas paralelos, a implementação de uma codificação única de bens móveis e maior controle patrimonial”, ressaltou a diretora.

O subsecretário da Fazenda e auditor-geral do Estado, Antônio Carlos Ferreira Kehrwald, disse que o APE vai possibilitar o cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - que, caso não sejam cumpridas, podem gerar sanções ao Estado.

Já o auditor da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Fernando Sidarta, falou sobre as etapas de implantação do APE, que se encontra em fase de homologação dos requisitos do sistema. O próximo passo será o treinamento dos 30 administradores e 200 multiplicadores.

Gostou? Compartilhe