O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) informa aos produtores do estado que a forte massa de ar seco que está atuando sobre a maior parte do Brasil impede o avanço de frentes frias pelo país. Com isso elas ficam bloqueadas entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, causando chuvas frequentes e volumosas na sua área de atuação, de acordo com previsões do Instituto Climatempo.
Nesta semana, duas frentes frias passam pelo RS: uma nesta segunda-feira (18) e outra na quarta-feira (20). A segunda consegue avançar um pouco mais e levar chuva para outras áreas.
Os maiores volumes acumulados serão observados no sul da Fronteira Oeste, na Campanha, na Zona Sul e no sul da Depressão Central, variando entre 100 e 150 milímetros. Na Planície Costeira Externa a chuva é menos volumosa, acumulando entre 30 e 40mm, e nas demais áreas de interesse, os volumes de chuva ficam entre 50 e 100mm.
A maior parte dessa chuva ocorre entre quarta (20) e quinta-feira (21), quando podem ocorrer tempestades, com raios e ventania, e até mesmo queda de granizo no Sul e Oeste do estado. Há previsão de queda de temperatura no final da semana, mas sem frio intenso. Confira diariamente a previsão do tempo no site do Irga clicando aqui.
Governo do Estado