RS projeta marca histórica na safra de soja

A cultura está com 85% de área colhida.

Por
· 1 min de leitura
No seu pronunciamento, o governador destacou a mobilização da comunidadeNo seu pronunciamento, o governador destacou a mobilização da comunidade
No seu pronunciamento, o governador destacou a mobilização da comunidade
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com uma safra que deve alcançar a marca histórica de 16,3 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul - conforme levantamento divulgado pela Emater - e cujos dados foram divulgados nesta sexta-feira (29), o governador José Ivo Sartori participou da abertura da 21ª Fenasoja, em Santa Rosa. O levantamento da Emater, realizado em 328 municípios, corresponde a 80% da área cultivada e indica que o aumento na área plantada foi de 3,92% e fez o estado alcançar 5,470 milhões de hectares plantados. A produtividade média estimada é de 2.988 kg/hectares. A cultura está com 85% de área colhida.

No evento, o governador falou da importância da feira, que comemora seu cinquentenário, e a mobilização da comunidade para a execução do evento. "Celebrar a Fenasoja é reconhecer e exaltar o trabalho e a mobilização de toda uma comunidade. É valorizar o grão que lidera as safras do Rio Grande", ressaltou. O município é considerado berço nacional da soja, pois foi onde iniciou o plantio comercial no país. O secretário da Agricultura, Ernani Polo, ressaltou o avanço da cultura no Rio Grande do Sul e disse que o governo é parceiro dos produtores.

No evento realizado no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, Sartori destacou o avanço da cultura e lembrou da importância da rotação com o milho, importante para a preservação do solo e insumo essencial para a produção de proteína animal. Apesar da redução na área plantada a cada ano, a produtividade desta safra (6.264 kg/ha), se confirmada, já que a cultura está com 90% colhida, será apenas 3,99% menor que a do ano passado. A perspectiva é de que sejam colhidos 4,7 milhões de toneladas de milho. 

Ainda, conforme o governador, a Fenasoja, que marca o encerramento da safra no Brasil – o RS é um dos últimos estados a colher soja no país –, permite a troca de conhecimentos e de experiências. A feira, que vai até o dia 8 de maio, tem na sua programação palestras, fóruns, atividades como a Cozinha da Soja, os Caminhos da Soja, o Festival de Pratos Derivados da Soja e o bolo da Fenasoja.

Estiveram presentes na abertura, os secretários do Transportes, Pedro Westphalen; e do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella; a senador Ana Amélia Lemos; a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti; deputados estaduais e federais; prefeitos; representantes do setor do agronegócio e o presidente da Emater, Clair Kuhn.

Gostou? Compartilhe