O governador José Ivo Sartori participou, nesta quarta-feira (4), da entrega de 1.201 veículos para as Unidades de Saneamento (USs) da Corsan. A renovação da frota de veículos locados beneficiarão 267 municípios atendidos pela companhia, o que representa abrangência de 85,4%. A cerimônia de entrega dos veículos foi no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e contou com a presença do presidente da Corsan, Flávio Presser, secretário de Obras, Habitação e Saneamento, Gerson Burmann, e prefeitos.
Ao todo foram entregues 84 caminhões HR, da Hyundai, com capacidade para 1,8 tonelada de carga, 836 pick-ups Strada e 281 automóveis Uno, da Fiat. Com a assinatura desse novo contrato, com vigência de 24 meses, para a substituição dos caminhões leves e pick-ups, a Corsan alcançará uma economia de R$ 12 milhões, o que representa 36% nesta categoria. Os veículos que estão sendo substituídos têm dois anos de uso ou 80 mil quilômetros rodados.
“Fico satisfeito de estarmos unidos em torno de uma pauta positiva, mesmo diante de tantas dificuldades e desafios. Sabemos que há muitas insuficiências materiais, mas a união do Estado com os municípios é muito positiva. A conquista de hoje é coletiva e ajuda”, afirmou o governador.
O slogan da Corsan, 'A vida tratada com respeito', também foi citado por Sartori, que salientou os 50 anos da companhia, comemorados neste ano. “Há 50 anos a Corsan mostra respeito na prestação do serviço; respeito nas relações entre estados e municípios; respeito ao que é todos; respeito aos gaúchos, merecedores de mais eficiência, presteza e resolutividade”, destacou, reconhecendo ainda o trabalho inteligente e comprometido da equipe da Corsan, além de afirmar que é dever da companhia e da Secretaria de Obras dar condições e estimular para que todos os municípios passem a ter tratamento de esgoto garantindo assim mais qualidade de vida para as pessoas.
"A Corsan é um símbolo do Rio Grande do Sul e este ato deve ser comemorado como uma oportunidade de prestarmos um serviço de qualidade a população, apesar de todos os desafios que enfrentamos", garantiu o secretário Burmann, que também falou da importância de um relacionamento cada vez maior com os municípios para buscar recursos necessários para o avanço das questões relacionadas a água e esgoto.
O presidente da Corsan afirmou que a economia de R$ 12 milhões que foi “possível devido ao aumento da escala, ou seja da frota, e contratos com maior tempo de vigência, onde conseguimos um menor preço, que é extremamente importante, porque isso impacta diretamente nas tarifas. Quanto mais se reduz custos, menor é tarifa”, afirmou.
Segundo Presser, são 6 milhões de pessoas abastecidas pela Corsan em 316 municípios do estado, que têm direito a acesso à água tratada de qualidade. “Essa entrega de veículos também mostra uma concepção clara de que a crise tem que nos oferecer oportunidades e precisamos inovar mais com menos recursos”, admitiu.
O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, falou em nome de todos os municípios beneficiados e destacou a importância do ato e o trabalho de todas as equipes empenhadas sempre na busca de novas melhorias para o serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto das regiões. "Essa é uma conquista da companhia e também dos municípios para que possamos continuar prestando serviços de qualidade a toda a população", afirmou o prefeito.
O critério de distribuição dos veículos na Corsan segue um estudo que levou em consideração as necessidades operacionais, o tamanho do município e a quantidade de funcionários que trabalham nas unidades. Estes carros servem de apoio para o serviço, qualificando a promoção do saneamento nas cidades e propiciando maior segurança aos colaborares da companhia.