O Diário Oficial do Estado publicou, nesta quarta-feira (11), decreto do governador José Ivo Sartori, que cria o Departamento de Políticas para a Juventude, na Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. Até agora, as ações voltadas à juventude eram implementadas por uma coordenadoria vinculada ao Departamento de Direitos Humanos da Secretaria.
A nova estrutura dará mais autonomia e dinâmica ao setor. Conforme o diretor do novo departamento, Ricardo Bassi, a transformação da coordenadoria em Departamento é uma antiga reivindicação e um grande avanço para as políticas públicas da juventude.
O Departamento de Políticas para a Juventude será responsável pela coordenação, articulação e supervisão das políticas direcionadas aos jovens, fomentar a criação de órgãos gestores específicos e de conselhos municipais para a juventude além de assessorar no funcionamento dos que já existem. Também será responsável pela construção e implementação de programas que deem visibilidade à juventude e propor convênios e parcerias com as entidades da administração pública, direta e indireta, municipal, estadual e federal.
O novo departamento tem, entre suas prioridades, a tarefa de implementar seis centros da juventude em fase de execução em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Governo do Estado