A nova gestão de prendas estaduais foi apresentada na madrugada de domingo (22), no CTG Lalau Miranda. Após dois dias de concurso, a 46ª Ciranda Cultural de Prendas escolheu a nova gestão, abrangida entre categorias mirim, juvenil e adulta. O concurso, realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que completa 50 anos neste ano, recebeu o maior número de regiões tradicionalistas dos últimos anos: foram 73 candidatas vindas de 29 regiões do estado. Conforme a 7ª RT, estima-se que duas mil pessoas estiveram envolvidas com o concurso.
O primeiro lugar da categoria adulta ficou com Roberta Jacinto, do CTG Prenda Minha, de Bagé. Na segunda colocação figura Luíse Moraes, do CTG Piquete da Querência, de São José do Ouro e, em terceiro lugar, ficou Carolina Amaral Ehlert, do CTG Querência Crioula, de Giruá. Já na categoria juvenil, o primeiro lugar foi para Giovana Pertuzatti Rossato, do CTG Rodeio da Querência, de Frederico Westphalen, seguida por Dayala Ubessi Streit, do CTG Rancho dos Tropeiros, de Ibirubá, e por Luana Rachel Wojciechowski, do CTG Os Legalistas, de Santo Ângelo.
Já na categoria mirim, se classificou Nicoly Cimento, do CTG Sentinelas do Pago, de Marau, em primeiro lugar. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, Ana Luísa Antoniolli, do CTG Retorno à Querência, de Nova Prata, e Isabella Nunes da Silva, do CTG Estância da Serra, de Osório.