A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) ingressou com ação de reintegração de posse, com pedido de liminar, no Foro Central de Porto Alegre, nesta terça-feira (14), contra o Centro dos Professores do Estado (Cpers) – Sindicato dos Trabalhadores em Educação, que ocupou as dependências do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) na noite da última segunda-feira (13).
Integrantes do comando de greve do Cpers recusaram-se a deixar o Caff após reunião com representantes do Poder Executivo e estão impedindo a entrada de pessoas no prédio, ao bloquear o acesso às portas com móveis e cadeados. O prédio do Caff concentra grande parte de órgãos e secretarias do Estado, e a invasão está prejudicando o funcionamento da máquina pública e impossibilitando a prestação de serviços essenciais aos cidadãos.
Os invasores manifestaram intenção de não desocupar o local até a apresentação de nova proposta que atenda às pautas de reivindicações do magistério. Na ação, a PGE destaca que o governo tem mantido diálogo com os representantes do Sindicato, e sempre apresentou, de forma transparente, propostas realistas e condizentes com a realidade financeira do Estado.
A PGE requer a concessão de liminar para desocupação da área, expedindo-se o mandado de reintegração de posse, com previsão de aplicação de multa no caso de descumprimento.
Governo do Estado