Estado aumenta em 8,4% recursos estaduais investidos nos hospitais

O dado consta no relatório quadrimestral de saúde apresentado, nesta quarta-feira (22)

Por
· 1 min de leitura
Secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, apresentou relatório quadrimestral na AssembleiaSecretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, apresentou relatório quadrimestral na Assembleia
Secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, apresentou relatório quadrimestral na Assembleia
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os hospitais gaúchos que oferecem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) receberam este ano, entre recursos federais e estaduais, mais de R$ 721 milhões de janeiro a maio. O dado consta no relatório quadrimestral de saúde apresentado, nesta quarta-feira (22), na reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

O documento aponta um avanço de 8,4% nos repasses de recursos aos hospitais, em relação ao mesmo período de 2014. Além disso, até o momento, os investimentos efetuados pelo Governo do Estado superaram os repasses federais destinados às instituições.

"Estamos vivendo a maior crise financeira da saúde pública brasileira, mas temos que enfrentá-la", ressaltou o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis. Segundo ele, apesar desse panorama, a produção do SUS está rigorosamente em dia com todos os prestadores de serviços. O secretário também reforçou que, mesmo sem o Incentivo de Cofinanciamento da Assistência Hospitalar (IHOSP), os hospitais receberam mais recursos neste ano do que em 2014.

O Relatório Detalhado de Prestação de Contas do Quadrimestre Anterior (RDQA) é apresentado três vezes por ano em audiência pública na Assembleia Legislativa, conforme determinação da Lei Complementar 141/2012 e a resolução nº 459/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O documento deve informar dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados no período e sobre oferta e produção de serviços nas redes própria, contratada e conveniada.

A diretora da Assessoria Técnica de Planejamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Aglaé Silva, também participou da reunião.

Gostou? Compartilhe