A Secretaria da Educação promoveu, nesta quarta-feira (29), a primeira reunião do Fórum Farol do Futuro, organizado para melhorar a qualidade do ensino público gaúcho. O grupo é composto por estudantes secundaristas, instituições e sociedade civil, com o objetivo de discutir as reivindicações das comunidades escolares e acompanhar a execução das medidas.
A criação do fórum é um compromisso assumido pelo governo do Estado durante a negociação com os estudantes que ocuparam as escolas estaduais recentemente. Neste primeiro encontro, o secretário estadual de Educação, Luís Alcoba, anunciou outro compromisso firmado com os estudantes: o depósito de recursos na conta de 350 estabelecimentos de ensino para o custeio de reparos emergenciais.
"Nós fizemos hoje este primeiro depósito, de R$ 40 milhões, para obras mais urgentes em 350 escolas. Tivemos a oportunidade de conversar sobre alguns assuntos, como obras escolares, autonomia financeira, alimentação escolar, reposição de professores, entre outros temas, para que os alunos saibam o que estamos fazendo", afirmou o secretário.
A primeira reunião do fórum contou com a participação de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e Movimento de Mães e Pais pela Educação.
"Há vontade de ambas as partes de construir o diálogo e de ter um debate sério sobre educação. A gente fica feliz porque esta foi uma conquista nossa", avalia Fernando Fontoura, aluno da Escola Técnica Irmão Pedro e diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
As reuniões do fórum terão periodicidade mensal, com encontros sempre na última quarta-feira de cada mês.