A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) prepara uma missão institucional e empresarial à Argentina como parte dos 25 anos da assinatura do Tratado de Assunção, que criou o Mercado Comum do Sul (Mercosul). O objetivo é promover parcerias entre empresas, centros de pesquisas e conquistar novos negócios com o país vizinho.
O tema foi avaliado, nesta quinta-feira (30), em reunião para estruturar agenda preliminar de interesses. O encontro teve a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco, e de representantes do Sebrae/RS, Fiergs, Farsul, Fecomércio e Federasul.
Em maio, o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños, alertou a necessidade de reconstrução do Mercosul em visita ao governador José ivo Sartori. Magariños era secretário de Relações Internacionais, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico quando o acordo foi criado em 1985.
Na oportunidade, o governador e o embaixador trataram sobre o incremento das relações econômicas entre o Rio Grande do Sul e a Argentina.
Governo do Estado