Temporais atingiram pontos isolados do estado entre a noite de domingo (10) e a manhã desta segunda-feira (11). Conforme informações repassadas pelas Coordenadorias Regionais da Defesa Civil do RS, chuva forte e queda de granizo foram registradas nas regiões dos Vales do Rio Pardo e Taquari, Metropolitana, Norte, Serra e Sul.
Os municípios mais atingidos foram Soledade, onde cerca de 500 casas foram danificadas pelas pedras de gelo. Em virtude desta situação, a Administração Municipal decretou situação de emergência. A Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação cadastrou as famílias que tiveram suas residências destelhadas com o temporal de granizo. Os casos mais graves ocorreram nos bairros Ipiranga e Farroupilha. Foram distribuídas lonas aos atingidos. A equipe do Apoio Técnico estará visitando as casas que foram prejudicadas, para que seja feito o levantamento correto do número de brasilites que serão adquiridos pela Administração.
O Major Lago, da Defesa Civil do RS, explicou as famílias que se encontram em situação de espera, que neste momento, não existem mais lonas na cidade, mas que estão chegando lonas de outros municípios. Em virtude desta situação, a Administração Municipal decretou situação de emergência em Soledade.
O município de Minas do Leão, na Região Metropolitana, teve 400 residências atingidas. Viamão, também da regional de Porto Alegre, com 180 registros de danos até o momento. Não há relato de pessoas feridas ou fora de suas casas.
Os coordenadores regionais da Defesa Civil auxiliam as Coordenadorias Municipais no levantamento de danos e no auxilio as famílias. Lonas já estão sendo distribuídas para cobertura das residências. Situações de risco devem ser informadas pelo telefone de emergência 199.