A missão gaúcha foi recebida pela governadora de Buenos Aires, Maria Eugenia Vidal, no final da manhã desta terça-feira (16), no Banco da Província. O governador José Ivo Sartori defendeu o fortalecimento dos laços econômicos, científicos, tecnológicos, culturais e de políticas sociais, entre os dois estados, para aumentar a presença do Rio Grande do Sul e das províncias argentinas no contexto global. "A intenção é criar um polo de expressão no Mercosul e buscar novos mercados internacionais. A integração regional fortalecerá a presença do bloco no cenário global", enfatizou Sartori.
O governo gaúcho acredita que com maior autonomia para fechar acordos bilaterais regionais, o bloco econômico será fortalecido como um todo, e esses acordos podem resultar em crescimento para os estados. "Este é o caminho efetivo para alcançar mercados que estão fora do alcance dos países membros do bloco isoladamente. Isso enfatiza o papel protagonista dos estados, fortalecendo o aspecto regional, sem comprometer a política econômica conjunta do Mercosul", afirmou Sartori.
"Consideramos o peso do Rio Grande do Sul. Eu trabalho em sintonia com o governo Macri e isso faz diferença aqui na Argentina", afirmou Maria Eugênia. A governadora também falou sobre os planos para ordenar as contas públicas e voltar a investir. Sartori convidou Maria Eugênia para visitar a Expointer 2016.
Os dois estados identificaram potenciais projetos de interesse comum de cooperação nas áreas acadêmicas, científica, tecnológica, econômica e cultural. O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Renato de Oliveira, propôs a criação de uma agenda comum de fomento à pesquisa nas áreas foco da missão, e solicitou apoio de Maria Eugenia Vidal para a realização de um seminário ecônomico-empresarial RS-Argentina. A governadora concordou com a proposta e já designou um assessor para dar prosseguimento à ideia.
A governadora de Buenos Aires, Maria Eugênia Vidal, é uma das principais lideranças políticas da frente de partidos que sustenta o governo Macri. Ex-vice-prefeita de Buenos Aires na gestão do então prefeito Maurício Macri, Maria Eugênia é comprometida com as políticas sociais, área que desperta atenção especial de Sartori.
Também participaram da audiência o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; o senador Lasier Martins; o deputado estadual João Fischer; o presidente da Fiergs, Heitor Müller; o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho; o secretário executivo do Codesul, Vicente Bogo; e o vice-reitor da Ufrgs, Rui Vicente Oppermannn; entre outras autoridades.
A província de Buenos Aires
Buenos Aires é a mais populosa das 23 províncias argentinas, com 16,65 milhões de habitantes, segundo dados de 2015. A capital é La Plata e o estado é formado por 135 municípios, mas a capital argentina não faz parte desse estado. O PIB é de cerca de US$ 180 bilhões, dados de 2013.
O setor primário representa cerca de 5,5% do PIB. As principais culturas são milho, trigo, girassol e soja. A província produz ainda frutas, batatas, hortaliças, vinhos sofisticado e criação de bovinos.
A indústria representa 21% do PIB. A região tem o maior polo petroquímico do país, na Bahía Blanca. Conta com indústrias pesqueira e siderúrgica. Porém é o setor de serviço o mais forte da província, que representa 73,5% do PIB), com destaque para o comércio, transporte e comunicações, e serviços imobiliários.
Governo do Estado