Sartori apresenta primeiros resultados da missão à Argentina

Por
· 1 min de leitura
Governador José Ivo Sartori concedeu entrevista à imprensa na Embaixada do Brasil na ArgentinaGovernador José Ivo Sartori concedeu entrevista à imprensa na Embaixada do Brasil na Argentina
Governador José Ivo Sartori concedeu entrevista à imprensa na Embaixada do Brasil na Argentina
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Definir as condições para um novo ciclo de fortalecimento do Mercosul, por meio de uma agenda de integração econômica intra-regional para aumentar a competitividade no mercado global. Assim foi definido o objetivo da Missão à Argentina pelo governador José Ivo Sartori, no final da manhã desta quarta-feira (17), durante coletiva de imprensa na Embaixada do Brasil, em Buenos Aires. O primeiro resultado da missão é a criação de um grupo de trabalho para fortalecer a participação gaúcha no mercado mundial de alimentos, além de otimizar ações em prol da sanidade animal em áreas de fronteira.

"O assunto será tratado na Expointer no dia 28 agosto em reunião entre os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e Ricardo Buryaile, da Agroindústria argentino", anunciou Sartori. O encontro, em solo gaúcho, pretende acelerar os encaminhamentos bilaterais. Durante a Expointer, agendas técnicas do agronegócio entre RS e Argentina já foram marcadas.

Outro resultado prático é a realização de um seminário econômico-empresarial e de inovação produtiva entre Argentina e Rio Grande do Sul, que deve ocorrer em Porto Alegre ainda este ano. O intercâmbio entre universidades também saiu fortalecido, assim como das áreas cultural e turística.

Nos próximos meses, a ministra argentina de Relações Exteriores e Culto, Susana Malcorra, irá ao Brasil para tratar de questões relacionadas à área de infraestrutura e transportes com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, e governadores. Os temas centrais do encontro serão a reativação do sistema de hidrovias e a questão histórica da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Brasil e Argentina.

Sartori agradeceu a recepção da embaixada brasileira e do governo argentino. Ele reconheceu o dinamismo do governo Macri e a determinação de enfrentar os obstáculos internos para recolocar a Argentina no cenário internacional. "Acreditamos que sem recuperação econômica tudo será mais difícil. Mas se trabalharmos juntos, poderemos superar mais rápido as crises que os países e estados enfrentam", enfatizou.

Após a coletiva, o governador retornou ao Brasil. Nesta quinta-feira (18), Sartori se reunirá com representantes do Banco Mundial (Bird), em Florianópolis (SC).

Agenda

Os integrantes da comitiva ainda cumprem agendas nesta tarde na capital argentina. Às 14h30, ocorre uma reunião com os secretários estaduais da província de Santa Fé: Eduardo Matozo, da Ciência e Tecnologia, e José Garibay, de Infraestrutura e Transportes.

Às 15h, integrantes da delegação vão ao Escritório Marval, O'Farrell & Mairal, referência na Argentina para negociações globais. Às 16h, a agenda é na consultoria econômica Acebeb, e depois o grupo se desloca para o encontro com o presidente do Grupo Brasil na Argentina, João Carlos Nóbrega Pacego.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe