O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou nesta sexta-feira (19) edital de convocação de 530 aprovados no concurso da Brigada Militar. Estão sendo chamados 106 candidatos para o Corpo de Bombeiros e 424 para o policiamento ostensivo. O edital convoca ainda 106 suplentes, prevendo eventuais não comparecimentos.
A contratação foi autorizada na quarta-feira (17) pelo governador em exercício, José Paulo Cairoli, e integra a segunda fase do Plano Estadual de Segurança, lançada no dia 30 de junho pelo governador José Ivo Sartori.
Os convocados deverão comparecer à Academia de Polícia Militar (Avenida Coronel Aparício Borges, 2001, Porto Alegre) nos dias 21 e 22 de setembro para apresentação de exames médicos. Novo edital com o resultado dos exames sai no DOE em 23 de setembro.
A partir desta data, passa a contar o prazo de cinco dias úteis para recursos, que se encerram no dia 30 de setembro. Os recursos podem ser entregues ou encaminhados por Sedex para o Departamento Administrativo da Brigada Militar (Rua dos Andradas, 482 - Porto Alegre).
No dia 4 de outubro, será publicado o resultado dos recursos no DOE e, no dia 7 de outubro, os convocados que entram com recurso passarão por uma junta médica na Academia de Polícia Militar. O resultado sairá no dia 10 de outubro. Na mesma publicação, os aprovados serão convocados a apresentar exames toxicológicos na Academia entre 26 e 28 de outubro. No mesmo prazo, se inicia uma sindicância da vida pregressa dos candidatos.
A inclusão dos novos alunos do Curso Básico de Formação de Policial Militar se inicia no dia 31 de outubro, com a apresentação dos aprovados na Academia. O curso tem duração de sete meses. A partir do terceiro mês, os futuros policiais iniciam a fase de estágio supervisionado. Eles estarão nas ruas no final de maio.
Perícias
Nessa segunda-feira (15), foi autorizada pelo governador Sartori a abertura de concurso público para 106 novos servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Serão 35 vagas para perito criminal, 35 para médico-legista e 36 para técnico em perícias. O reforço no efetivo também integra as medidas do Plano Estadual de Segurança Pública.
Governo do Estado